Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

sábado, 14 de maio de 2011

Musicoterapia ajuda pessoas com Alzheimer em Lisboa


A Alzheimer Portugal melhora a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer através da música, promovendo sessões gratuitas de Musicoterapia, no Centro de Dia, em Lisboa.

As sessões de intervenção de Musicoterapia da Alzheimer Portugal, resultantes de um dos projectos da SIC Esperança, têm carácter semanal e podem decorrer de acordo com diferentes vertentes.

Maria Gabriela Nicolau, Musicoterapeuta da associação, constata que “os cerca de 15 utentes que já participaram nas sessões apresentaram melhorias cognitivas e motoras visíveis, bem como, a atenuação dos sintomas ligados à perda de competências comunicacionais.”

Durante as sessões os participantes desenvolvem técnicas activas de criação e improvisação, tocando instrumentos de fácil manuseamento e através do canto, com o objectivo de aumentar a comunicação, a socialização, os funcionamentos cognitivo e físico, e, diminuir a ansiedade e a agitação, para a melhoria da qualidade de vida.

“A musicoterapia apresenta benefícios visíveis nas pessoas com competências comunicacionais diminuídas e quanto mais cedo for iniciada a intervenção maiores são os benefícios alcançados, independentemente da idade ou do estágio da doença”, acrescenta Maria Gabriela Nicolau.

A Alzheimer Portugal disponibiliza sessões de Musicoterapia individuais, destinadas a pessoas com Doença de Alzheimer que apresentam necessidades muito específicas, sessões de grupo, com um limite de 15 participantes, e sessões que promovem as relações intergeracionais, promovendo o convívio das pessoas com doença de Alzheimer com crianças em idade pré-escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário