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e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O estudo da música desenvolve o raciocínio superior

A participação em actividades musicais aumenta a habilidade da criança para aprender matemática básica e leitura, relatam diferentes pesquisas recentes realizadas nos EUA e Alemanha. Os estudantes que participaram em programas de música obtiveram notas significativamente mais altas nos testes padronizados relativamente aos que não participaram. Por outro lado, o estudo de música desenvolve habilidades fundamentais para uma vida bem sucedida, como por exemplo, autodisciplina, capacidade para trabalhar em grupo e facilidade para a resolução de problemas.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Munster, Alemanha, observou que o facto de ter aulas de música na infância aumenta o tamanho do cérebro. A área cerebral que se utiliza para analisar o tom de uma nota musical, por exemplo, é 25% maior nos músicos, em comparação com as de pessoas que nunca tocaram um instrumento. As descobertas indicam que a área cerebral aumenta com a prática e a experiência, pois, quanto mais jovens eram os músicos quando iniciaram o aprendizado musical, maior é essa área em seus cérebros.

Um outro grupo de pesquisadores que estuda a ligação entre música e a inteligência informa que, em crianças, a aprendizagem musical supera a instrução de informática no que se refere ao estímulo das habilidades de raciocínio matemático e ciências.

Essas descobertas foram publicadas numa edição da revista Neurological Research, e são o resultado de dois anos de experiências em crianças em idade pré-escolar, dirigidas pela psicóloga Dra. Frances Rauscher, da Universidade de Wiscosin em Oshkosh, e pelo físico Dr. Gordon Shaw, da Universidade da Califórnia, em Irvine, EUA.

Os seus estudos revolucionários sugerem a forma pela qual a música pode aumentar a habilidade de raciocínio espacial. A experiência incluiu três grupos de crianças em idade pré-escolar. Um grupo recebeu aulas particulares de piano e aulas de canto; um segundo grupo, recebeu lições de informática; o terceiro grupo, não recebeu qualquer treino. As crianças que passaram pelo treino de piano obtiveram resultados 34% mais altos nos testes que mediam as habilidades "têmporo-espaciais", em comparação com os outros grupos. "Têmporo-espacial"é a capacidade de raciocínio proporcional, necessário aos estudos como: proporções, fracções epensamento no espaço e no tempo. Esta evidência sugere que o estudo da música aumenta as funções cerebrais superiores exigidas para aprender matemática, xadrez e engenharia.

As implicações destes e de outros estudos que vêm sendo realizados podem mudar a forma como os educadores consideram actualmente o currículo escolar, incluindo o estudo da música no quotidiano. Cientistas argumentam que, se mais administradores escolares estivessem a par deste tipo de pesquisas, não mudaria apenas o conteúdo dos currículos, mas matérias como língua estrangeira e geometria seriam ministradas mais cedo às crianças; a música e ginástica seriam requisitos diários.


Algumas escolas, como as da linha da Pedagogia Waldorf, já reconhecem esta ideologia desde a sua inauguração há cerca de um século, através do filósofo alemão Rudolf Steiner.
Os alunos iniciam diariamente suas aulas com a prática em conjunto de flauta doce, que contribui também para harmonização do grupo da sala de aula. Utilizam também as formas geométricas para crianças antes mesmo do foco na alfabetização, como forma de preparar a coordenação motora fina para o traçado das letras. A arte dramática inicia-se cedo, com as mais variadas linguagens. A partir do segundo ano, por exemplo, as crianças recebem um verso no início do ano, que terão que declamar para toda a classe uma vez por semana. As artes dramáticas vão evoluindo, onde no oitavo ano, os alunos se preparam por todo o ano para uma apresentação para toda a comunidade escolar de uma peça teatral muito bem estruturada, digna de ser apresentada em qualquer casa de espetáculos culturais. A música e a arte permeiam todo o ensino do currículo pedagógico Waldorf e são a própria base para o desenvolvimento cognitivo e do carácter do aluno.

"A música é um instrumento educacional mais potente que qualquer outro"
disse certa vez Platão. Agora os cientistas sabem o porquê.

Bibliografia: http://musicoterapia-mc.zip.net/

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