Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

quinta-feira, 8 de março de 2012

3º Encontro Internacional Saúde com Arte

O EISA, Encontro Internacional Saúde com Arte, é um espaço de reflexão e formação em torno do papel terapêutico que a Arte em geral, e a Música muito em particular, têm para o Ser Humano.

Promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, coloca o ambiente hospitalar e a primeira infância como eixos prioritários de intervenção, abrindo-se contudo a outras populações alvo dos programas SAMP, como os idosos, doentes mentais e reclusos.

Depois de abordagens aos projetos Europeus mais significativos de música em ambiente hospitalar nas edições anteriores, em 2012 a SAMP abre as portas às experiências mais consolidadas nos Estados Unidos, com a presença do Serviço de Música e Medicina do Departamento de Cirurgia do Hospital de Massachusetts em Boston. Também dos EUA, da Northwestern University, estará representado o trabalho de um dos mais prestigiados laboratórios de Neurociência auditiva. O encontro decorrerá a 29 e 30 Março, em Leiria (Pousos) e terá como temática Sinapses e Emoções do Som. Porquê a música?

O EISA é dirigido a todos os profissionais com interesse pela relação Arte e Saúde. Inicialmente concebido para os profissionais SAMP envolvidos em programas de âmbito terapêutico, o EISA tem hoje como destinatários artistas e profissionais de saúde, educadores e professores de ensino especial, médicos, músicos, enfermeiros, assistentes sociais e animadores socioculturais. Está igualmente aberto a estudantes de qualquer uma das áreas anteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário