Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A razão da existência do blogue

No âmbito de um estágio frequentado durante o segundo ano do curso de Terapia da Fala, tive a grata oportunidade de contactar com a prática de Musicoterapia.
A ideia do presente blogue surgiu por ter ficado agradavelmente surpreendida com as potencialidades desta prática e pela vontade de promover a sua divulgação por terras lusitanas.

Cada língua permite “uma visão do mundo”, como defendia no séc.XIX o filósofo alemão, Wilhelm von Humboldt, constituindo um molde para o pensamento, um código para a conceptualização do mundo.
A música, por sua vez, possui um carácter universal, constituindo um código que o mais iletrado dos seres consegue receber e decifrar, interpretando-a e compreendendo-a com base nas sensações quer percepciona no som que escuta. Não há linguagem que supere a universalidade da música...

E é por isso que me parece que a musicoterapia possui potencialidades imensas.
Acredito que o universo musical tem muito a oferecer na compreensão do território psíquico que carateriza a espécie Humana, na conquista de vales de pensamentos inexplorados, na travessia de oceanos de emoções, na exploração de infinitos céus de sensações...

Imagem acedida em:
http://www.sprayblog.net/wp-content/uploads/2009/08/music-therapy.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário