Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

II Encontro Internacional Saúde com Arte


A música e os seus componentes, os instrumentos e as suas formas e texturas, a dança em toda a sua amplitude e a pintura (entre outras) são para alem de manifestações artísticas, elos entre a alma e o corpo quando este já não responde ao que o mundo exige ou simplesmente quando a lotaria genética retira capacidade de enfrentar a sociedade. As terapias complementares oferecem a cada pessoa um caminho paralelo às demais intervenções, potenciando os objectivos previstos e maximizando resultados.

Nos dias 14 e 15 de Abril irá se realizar na Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) em Pousos (Leiria) o II Encontro Internacional Saúde com Arte (EISA).

Este encontro tem como objectivos "(...) oferecer um espaço de reflexão e formação em torno do papel terapêutico que a Arte em geral, e a Música muito em particular, têm para o Ser Humano. Colocando a primeira infância e o ambiente hospitalar como eixos de intervenção prioritários, o encontro abre-se a outros públicos e contextos que resultam dos programas desenvolvidos pela SAMP, Sociedade Artística Musical dos Pousos. Deste modo, a terceira idade, a doença mental, a paralisia cerebral e o universo da população prisional integram também a paleta de interesses do encontro. A edição de 2011 irá dedicar especial cuidado à Musicoterapia em contexto escolar." in www.samp.pt

O EISA tem como destinatários educadores e professores de ensino especial, enfermeiros, assistentes sociais, animadores sócio-culturais, músicos, outros artistas, profissionais e estudantes com interesse no cruzamento entre a arte e a saúde.


Participantes e temáticas:

Diana GreenmanMusic in Hospitals – London Hospital

Giancarlo de Aguiar – Filosofias holísticas de intervenção comunitária

Joana Pinto e Bela Belchior – “Amar os Sons” Um projecto nas unidades especializadas de apoio à multideficiência do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus

Manuel Carreira - Estudo no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santo André

Francisco Porro – De la Musicoterapia a la Educacion Musical

Helena Lima: Orquestra Geração: Uma Orquestra na Escola

Everton Dalmann - “A Expressão Musical como instrumento de Ensino/Aprendizagem, Promoção e Educação para a Saúde e Desenvolvimento de Competências”

Raquel Gomes e Helena Brites – Saúde com Arte SAMP – Um projecto para toda a comunidade

Francisca Pires: Sociedade Portuguesa de Arte Terapia

Anna Subirana – El poder terapeutico de la voz

Everton Dalmann - “Educando através da Música”

Francisco Porro - "Elementos de composición en la clase cooperativa musical para distintas capacidades"

Anna Subirana - "Per-sona. La voz terapeutica"

Para mais informações visite: www.samp.pt

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A música acalma o coração, ansiedade e dor

Utilizar a música como uma ferramenta terapêutica para restaurar, manter ou melhorar a saúde mental, física e emocional de uma pessoa, não é novidade nenhuma. Existe uma relação entre saúde e música, já diziam os povos antigos, prevendo o poder da música e efeitos sonoros sobre o comportamento e as emoções dos seres humanos.


Segundo relatórios da Harvard Medical School, a reprodução de música tem efeitos benéficos sobre a saúde do coração, sendo uma preciosa ferramenta contra a sensação de dor e ansiedade.
A universidade norte-americana desenvolveu recentemente estudos experimentais com pacientes que sofrem de problemas cardíacos. Os estudos revisados foram limitadas a um número pequeno de participantes, mas apesar disso, os resultados são encorajadores, dizem os especialistas. Apresenta-se em baixo um brevíssimo resumo de alguns desses estudos.

* Pressão arterial
Pacientes com problemas cardíacos de um hospital em Massachusetts foram submetidos à audição de música durante 30 minutos diários. Observou-se a redução do número de batimentos cardíacos por minuto e diminuição de manifestações de ansiedade, em comparação com aqueles que não experenciaram a audição de música.
Um hospital situado em Hong Kong tem prescrito a pessoas idosas uma actividade diária que envolve a audição de música durante 25 minutos, ao longo de 4 semanas. De acordo com os resultados, a pressão sanguínea sistólica (o fluxo sanguíneo nas artérias) e pressão diastólica (pressão exercida sobre as artérias entre cada pulso) têm diminuído.

* Circulação do sangue
Ouvir música alegre ou relaxante propiciou uma circulação sanguínea mais fluída entre os participantes saudáveis, afirma um estudo realizado pela Universidade de Baltimore.

* Ansiedade
Segundo um estudo realizado na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, ouvir 20 minutos de música relaxante possibilitou o alívio de sensações de ansiedade entre as pessoas que tiveram um ataque cardíaco recente.

* Dor
Pacientes que após cirurgia cardíaca ouviam música, afirmam sentir menos dor e ansiedade em comparação com aqueles que apenas descansam, de acordo com um estudo realizado num hospital de Minneapolis.
Sabe-se que a música proporciona a libertação de endorfinas que têm um efeito calmante e analgésico sobre o nosso organismo.

Julgo não mentir quando digo que todos nós já tivémos oportunidade de sentir o seu efeito calmante. Toca a pôr na aparelhagem a banda sonora das vossas vidas, inspirar profundamente e tranquilizar corpo e quiçá, a alma. Decerto acordarão rejuvenescidos e de sorriso na face :)

Informação acedida em:




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

4º ciclo de Seminários de Musicoterapia

Para os interessados, informo que está quase a começar o 4º Ciclo de Seminários de Musicoterapia, a decorrer de Março a Julho de 2011, na Sede da Associação Portuguesa de Musicoterapia, em Lisboa.

12 de Março - Musicoterapia nas Dificuldades de Aprendizagem
2 de Abril - Musicoterapia e as Perturbações do Comportamento na Adolescência
7 de Maio - Musicoterapia na Reabilitação Física
4 de Junho - Musicoterapia e Doença Mental Crónica
2 de Julho - Musicoterapia e Burn-Out em profissionais de ajuda

O ano passado tive a oportunidade de frequentar o seminário "Musicoterapia e Terapia da Fala" e testemunho que valeu a pena! :)

Aqui fica o contacto para inscrição ou esclarecimento de dúvidas:
apmt.musicoterapia@gmail.com

Como não é possível aumentar as imagens abaixo apresentadas, sugiro que quem estiver interessado me envie e-mail para que eu possa reencaminhar as informações que recebi.