Utilizar a música como uma ferramenta terapêutica para restaurar, manter ou melhorar a saúde mental, física e emocional de uma pessoa, não é novidade nenhuma. Existe uma relação entre saúde e música, já diziam os povos antigos, prevendo o poder da música e efeitos sonoros sobre o comportamento e as emoções dos seres humanos.
Segundo relatórios da Harvard Medical School, a reprodução de música tem efeitos benéficos sobre a saúde do coração, sendo uma preciosa ferramenta contra a sensação de dor e ansiedade.
A universidade norte-americana desenvolveu recentemente estudos experimentais com pacientes que sofrem de problemas cardíacos. Os estudos revisados foram limitadas a um número pequeno de participantes, mas apesar disso, os resultados são encorajadores, dizem os especialistas. Apresenta-se em baixo um brevíssimo resumo de alguns desses estudos.
* Pressão arterial
Pacientes com problemas cardíacos de um hospital em Massachusetts foram submetidos à audição de música durante 30 minutos diários. Observou-se a redução do número de batimentos cardíacos por minuto e diminuição de manifestações de ansiedade, em comparação com aqueles que não experenciaram a audição de música.
Um hospital situado em Hong Kong tem prescrito a pessoas idosas uma actividade diária que envolve a audição de música durante 25 minutos, ao longo de 4 semanas. De acordo com os resultados, a pressão sanguínea sistólica (o fluxo sanguíneo nas artérias) e pressão diastólica (pressão exercida sobre as artérias entre cada pulso) têm diminuído.
* Circulação do sangue
Ouvir música alegre ou relaxante propiciou uma circulação sanguínea mais fluída entre os participantes saudáveis, afirma um estudo realizado pela Universidade de Baltimore.
* Ansiedade
Segundo um estudo realizado na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, ouvir 20 minutos de música relaxante possibilitou o alívio de sensações de ansiedade entre as pessoas que tiveram um ataque cardíaco recente.
* Dor
Pacientes que após cirurgia cardíaca ouviam música, afirmam sentir menos dor e ansiedade em comparação com aqueles que apenas descansam, de acordo com um estudo realizado num hospital de Minneapolis.
Sabe-se que a música proporciona a libertação de endorfinas que têm um efeito calmante e analgésico sobre o nosso organismo.
Julgo não mentir quando digo que todos nós já tivémos oportunidade de sentir o seu efeito calmante. Toca a pôr na aparelhagem a banda sonora das vossas vidas, inspirar profundamente e tranquilizar corpo e quiçá, a alma. Decerto acordarão rejuvenescidos e de sorriso na face :)
Informação acedida em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário