"Entre o ruído e o silêncio nasce a música. Entre a música e a escola nasce aprendizagem. Entre a Música, Escola e a Fonoaudiologia nasce uma parceria de SUCESSO."
(Ricardo Victor, 2010)
No âmbito da comemoração do dia Europeu de Terapia da Fala (6 de Março) considerou-se interessante divulgar uma prática curiosa, até então pouco explorada, designada FONOMUSICOTERAPIA, a qual, como o nome indica, conjuga a MUSICOTERAPIA e a TERAPIA DA FALA (designada no Brasil por FONOAUDIOLOGIA). Julga-se necessário apresentar as definições de cada um destes conceitos:
- FONOAUDIOLOGIA (denominação brasileira) = TERAPIA DA FALA (den. portuguesa): É a ciência que estuda a comunicação humana, linguagem e fala, voz e audição, considerando os seus aspectos normais e patológicos abrangendo as vertentes estética, terapêutica-clínica e educacional.
- MUSICOTERAPIA: Consiste na utilização da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objectivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
- FONOMUSICOTERAPIA: Entende-se por "fonomusicoterapia" a intervenção através de músicas fonoterapêuticas com objetivos profiláticos e sistemáticos, visando a promoção da saúde da comunicalção, possibilitada com mais efectividade e principalmente de forma prazerosa (Victor, 2008).
Ricardo Victor Garcia de Carvalho, impulsionador da expressão "Fonomusicoterapia" é fonoaudiólogo, cantor, compositor, professor de música e define-se como uma pessoa apaixonada com a arte de ensinar através de músicas e brincadeiras. Tem vindo a desenvolver a fonomusicoterapia há 8 anos, procurando apresentar uma forma prazerosa de possibilitar a comunicação, visando a "interacção, intervenção e integração musical e comunicativa", tendo
escrito um livro didáctico denominado "Música e fonoaudiologia na escola", no qual consta um CD com várias músicas e as respectivas letras cifradas e que pretende possibilitar a educadores, professores, fonoaudiólogos e musicoterapeutas a realização de dinâmicas fonomusicoterapêuticas com recurso aos materiais facultados.
“Não é segredo que a música traz alegria e momentos de descontração para o mundo. Sabemos também que a música faz parte da educação e do contexto das escolas há muito tempo. O que proponho é um trabalho direccionado para o desenvolvimento da comunicação e a importância de valorizar o objectivo de cada música em todo seu contexto.”
(Ricardo Victor, 2008)
Informação acedida em:
http://blogs.abril.com.br/fonomusicoterapia/2009/10/fonoterapia-com-musica-musica-fonoaudiologia-parceria-sucesso.html
http://blogs.abril.com.br/fonomusicoterapia/2009/10/lei-musica-nas-escolas-nao-seria-melhor-musica-fonoaudiologia-na-escola-que-tio-ricardo-fonomusicoterapia.html
olá Ricardo
ResponderExcluirsou juliana Dias faço fonoaudiologia na UFPE estou no 5° período da minha graduação. Achei seu blog e fiquei encantada com o seu trabalho. Minnha monografia tá encaminhando para essa tema da voz cantada das crianças(orientadora: Adriana Oliveira Camargo Gomes.
Estou sondando vários fonoaudiólogos experientes nessa área para compor o meu projeto de pesquisa. Esou te seguindo no twitter. @julifono
Se vc tiver interesse em participar do meu TCC manda recado pelo twitter posso te passar meu e-mail.
abraços e sucesso!
Boa tarde Ricardo!
ResponderExcluirAcabei de participar de uma palestra com você, na cidade de Luz e amei!
Estarei divulgando seu trabalho em meu blog.
Depois passa lá para conhecer.
Abraços da Bia!
Muitas bençãos de Deus e sucesso sempre!