"Desde Julho de 2008 que os clientes da CERCICA podem usufruir da actividade complementar “À descoberta do som”.
Este projecto pretende apoiar e facilitar oportunidades ao estímulo, essencialmente, auditivo e sensorial da Vibração do Som. Valoriza a interacção entre os participantes, procurando sensibilizar o conhecimento de outras realidades e estímulos sensoriais. Busca, simultaneamente, promover através do contacto com instrumentos musicais e aromas naturais, o relaxamento profundo.
A actividade é dinamizada por 5 colaboradores (Vanessa Dias, Joana Bacelar, Teresa Pinto, Dina Ranito e Ruben Branco) em sessões semanais de uma hora cada e abarca um total de cerca de quarenta clientes.
Estas sessões iniciam com a actividade “Encontro no som” onde se partilham os intrumentos e os seus sons, para proporcionar a estimulação sensorial a partir da audição e do manuseamento dos instrumentos permitindo a oportunidade para se conhecerem melhor individual e colectivamente através da forma como usam o Som para se expressarem. Consegue-se desta forma bastante íntima, vários modos de interacção entre todos os participantes, numa roda de diálogo, passando a “palavra” através de um instrumento musical.
Segue-se a descoberta das múltiplas sensações que a Natureza proporciona com a actividade “Sensações da Terra”, na qual a partir da exploração de materiais naturais se estimulam os sentidos com vários aromas e texturas. Durante esta etapa também se privilegia a auto-massagem através de sacos aromáticos, proporcionando momentos de bem-estar.
O “Templo do Sonho” conclui a sessão onde se experimenta uma paisagem colorida de sons para proporcionar relaxamento profundo. Interpretando vários instrumentos musicais, a equipa explora-os como veículo de múltiplas sensações tranquilas. Este ambiente proporciona tranquilidade e relaxamento, melhorando a capacidade de descontracção e da consciência corporal que o Som faculta, conseguindo sensibilizar a noção de outras experiências sensitivas, permitindo, assim, a capacidade de “viajar” no Som.
Os clientes têm claramente demonstrado gosto pela actividade e são evidentes os efeitos no seu comportamento."
Texto de Ruben Branco in REVISTA FENACERCI (2010) pág.38, Lisboa
É bom constatar que o recurso à música como promotora de saúde está em expansão no nosso país! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário