Kyle Coleman, 26 anos, de Gwithian, Cornwall, foi diagnosticado com autismo aos três anos de idade e sempre se expressou apenas através de algumas palavras. O seu talento musical foi descoberto quando a sua mãe, Caroline, o levou para uma sessão de musicoterapia em 2009.
A musicoterapeuta Carine Kelley descobriu que a música constitui um meio instintivo e eficaz através do qual Kyle consegue expressar suas emoções e, desde então, visita-o duas vezes por semana.
"Tornou-se quase imediatamente claro que Kyle tinha uma afinidade natural com elementos musicais e poderia recriar suas canções favoritas no teclado sem um conhecimento musical prévio", disse ela.
"A sua personalidade e emoções brilham através de seu canto e desta forma foi-nos possível desenvolver uma relação especial e explorar as capacidades do Kyle."
Depois de se aperceber do dom do seu filho, Caroline levou-o a um estúdio de gravação em Plymouth, para ver como ele reagia neste contexto. Revelando-de destemido perante a nova experiência, Kyle gravou sua canção favorita, "Monday, Monday" do grupo "The Mamas and Papas". O proprietário do estúdio ficou tão impressionado com o talento de Kyle que sugeriu a gravação de um álbum de caridade. E assim foi!
A sua mãe disse: "Nunca houve um álbum gravado e lançado por um indivíduo autista que tem uma linguagem muito limitada e uma incapacidade para se comunicar com os outros."
"O seu pai era músico e morreu há dois anos Num acidente de moto. Eu acho que o talento musical de Kyle vem do pai."
O albúm é constituído por várias covers de Robbie Williams, Cat Stevens e Razorlight e inclui também uma música que foi escrita especialmente para ele, relativa ao autismo. O álbum foi apoiado pela National Autistic Society (NAS) e lançado no dia 2 de Abril de 2012 (Dia Mundial do Autismo).
Notícia [em inglês] acedida em DailyMail
Nenhum comentário:
Postar um comentário