Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Para diminuir violência, escola demite seguranças e contrata professores de arte

O que fazer para controlar um crescente aumento da violência dentro das salas de aula – contratar seguranças? Expulsar alunos? Solicitar uma assessoria da polícia na região? O diretor de uma escola pública de Boston, Estados Unidos, resolveu tomar uma decisão que para muita gente pareceu loucura.

A escola Orchard Gardens foi considerada uma das cinco piores do estado americano de Massachusetts. Chegou-se ao ponto de proibir que os alunos levassem mochilas por medo de que trouxessem armas escondidas.

Eis que, em 2010, a escola entrou para o programa Turnaround Schools, uma iniciativa do Governo Federal para recuperar instituições em dificuldade. O diretor Andrew Bott foi contratado e uma das suas primeiras ações foi muito corajosa: demitiu grande parte dos funcionários de segurança e, com a mesma quantia de dinheiro, reinvestiu na contratação de professores de arte.

As paredes dos corredores tornaram-se muros de exposição, os entulhos que se acumularam durante anos no estúdio deram espaço às aulas de dança e a orquestra voltou a tocar. De acordo com Bott, o contato com as artes deixou os alunos mais motivados e com maior espírito empreendedor. Foi uma grande mudança para uma escola que antes era conhecida como “matadora de carreiras” dentro da rede estadual de Massachusetts.


Andrew Bott, o novo diretor, ainda usou a verba para fazer com que os alunos pudessem ficar mais tempo na escola – em vez de saírem as 14h30, eles passaram a ficar até às 17h30. Além das matérias obrigatórias, os cerca de 800 estudantes passaram a ter aulas de teatro, música, dança e artes plásticas.

O resultado surgiu rapidamente - depois de um período de 2 anos, a escola saiu do ranking das piores instituições de ensino público do estado para se colocar entre as melhores. A violência diminuiu drasticamente e o sucesso da nova gestão trouxe o reconhecimento para a Orchard Gardens.

O vídeo abaixo conta a história desta reviravolta:



Texto adaptado de Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário