Intrigada com o efeito das taças, decidi procurar um pouco mais sobre os instrumentos orientais. Descobri uma espécie de musicoterapia suportada na música indiana: a Naadterapia. Uma vez que amanhã - 15 de Setembro - se celebra o dia do musicoterapeuta optei por postar antecipadamente algo em honra dos musicoterapeutas de todo o mundo... a universalidade da musicoterapia!
Naad é uma palavra em sânscrito que significa som.
Naadterapia é uma terapia que utiliza melodias e ritmos da música indiana para ajudar a promover a comunicação, aprendizagens, relações interpessoais, expressão, memória, concentração e qualidade de vida. É uma terapia auxiliar para o tratamento de doenças neurológicas, depressão, ansiedade, medos, traumas emocionais e psíquicos através da musicoterapia.
"A [Naad]Terapia incide essencialmente na limpeza e equilíbrio da mente, da alma e do corpo." (Mayank Verma, 2009)
O método baseia-se no facto de a música indiana se basear em escalas musicais diferentes das utilizadas no ocidente, uma vez que recorre a tons e microtons extras.
Com essas escalas, são criadas melodias e ritmos que se diz terem o poder de sintonizar a frequência sonora da mente. Essa frequência sonora define se o estado da mente é agitado ou ameno.
A música, por sua vez, tem o potencial de afectar directamente essa realidade. As melodias indianas são mantidas por um ritmo, o Taal, passado de geração em geração há milhares de anos.
O objectivo desta terapia prende-se na utilização dessas melodias e ritmos para criar Naad e trazer os seus benefícios numa perspectiva terapêutica. A Missão musical visa trazer maior compreensão sobre o poder da música como causa de mudanças no ser humano.
Os instrumentos tradicionalmente utilizados são a sitar (na imagem acima apresentada), as taablas (na imagem à esquerda), o harmonium e a tampura.
Informação acedida em:
http://www.tablanaad.com/
http://www.naadtherapy.com/
Imagem acedida em:
http://karanramsundar.yolasite.com/resources/tabla-small.jpg
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQinkx6ORrv4W2Ju9kp87shuUo
i8Fe8AqRua4YQEP5Hac28kFk&t=1&usg=__VfZqmvRxosRFSl99Zg2m9TO9sCQ=
Nenhum comentário:
Postar um comentário