Ontem comprei uma taça tibetana com cerca de 10 cm de diâmetro, quando passeava com umas amigas na baixa de Lisboa.
Quem ouve pela primeira uma taça tibetana é testemunha de que é impossível ficar-lhe indiferente. A vibração que produz é inunda corpo e alma, levando a uma sensação interior de tranquilidade e harmonia.
As taças de som Tibetanas, tem origem na cultura Xamanica Bon Po (pré-budista) dos Himalaias. A sua utilização data da era do Bronze, tendo sido propagada ao longo dos tempos em regiões tão geograficamente distantes como Indochina e Burma. As características destas taças mantém-se intactas nos nossos dias, sendo, sobretudo, produzidas e desde os tempos mais remotos no Butão, Nepal, Índia e Tibete.
As taças são produzidas manualmente com uma liga metálica com uma base de cobre. A restante constituição da liga é, tradicionalmente, composta por ouro, prata, platina, latão, chumbo e ferro, podendo, ainda, conter bismute, meteorito, zinco, pirite e galena.
Diz-se que o timbre da taça nos toca a alma, pois a sonoridade que emite vibra profundamente no nosso organismo. Por essa característica, é um instrumento conhecido pelo seu potencial meditativo e massajante. Peter Hess descreveu o efeito das taças com uma analogia muito interessante:
“Se deixarmos cair uma pedra num lago, surgirão ondas concêntricas que se alastram a toda a superfície aquática. Cada molécula de água é, desta forma, colocada em movimento. Com a massagem de som, algo de semelhante ocorre no nosso corpo, que é constituído em 80% por água. As vibrações transmitem-se ao corpo espalhando-se em ondas concêntricas: uma massagem reconfortante para cada uma das cem biliões de células existentes no corpo – uma massagem celular”.
Sugiro a visualização deste vídeo...
Informação acedida em:
http://singingbowls.webs.com/singingbowls.htm
http://mydzi.blogspot.com/2010/04/new-arrival-singing-bowls.html
Imagem acedida em:
http://www.mounteverestemporium.com/images/6.jpg
parece que o vídeo já funciona de novo (:
ResponderExcluirOnde conseguiu comprar? Em que zona da baixa/loja? Estava muito interessada, mas em Lisboa não se vê muito... Obrigada
ResponderExcluir