Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Arte-terapia

O ser humano é, por norma, dotado das capacidades necessárias para o domínio de um código linguístico com características complexas. Inúmeros estudos foram e são feitos relativos às diversas maneiras como a espécie humana comunica. Muitos esforços foram feitos no sentido de clarificar a distinção entre comunicação verbal e comunicação artística.

Perante perturbações a nível da comunicação e linguagem, há a necessidade de recorrer a outros meios que facultem ao indivíduo uma comunicação funcional, no sentido de possibilitar a expressão de conteúdos que não encontram uma significação satisfatória pela comunicação através de palavras.
Para tal, segundo diversos autores, pode recorrer-se a diversas formas artísticas, como a música, dança, artes plásticas, entre outros.

A Arte-Terapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Pretende-se o desenvolvimento de uma relação terapêutica que assenta na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta (receptor). Estas características "facilitam a comunicação, o ensaio de relações objectais e reorganização dos objectos internos, a expressão emocional significativa, o aprofundar do conhecimento interno, libertando a capacidade de pensar e a criatividade". (Ruy de Carvalho, 2001, in http://www.arte-terapia.com/pt/a-spat/o-que-e-arte-terapia)
Estas formas artísticas constituem actividades terapêuticas que propiciam o acolhimento de toda e qualquer expressão, dando possibilidade ao paciente de expressar os seus conteúdos internos, alegrias, tristezas, angústias e medos. Estes aspectos emocionais reflectem-se quer na saúde mental quer nos aspectos sociais que envolvem as relações interpessoais do paciente e as actividades em que participa

Bibliografia:
• Correia, J. S. (2006). Como comunicamos musicalmente? Actas de La V Reunión de SACCoM (Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Musica) , pp. 135-145.
http://www.arte-terapia.com/pt/a-spat/o-que-e-arte-terapia
• Zanini, C. R. et al (2009). O efeito da musicoterapia na qualidade de vida e na pressão arterial do paciente hipertenso. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 93(5), pp.534-540.

Imagem acedida em:







Nenhum comentário:

Postar um comentário