Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

domingo, 5 de setembro de 2010

Mas... o que é a música?

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se baseia em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada uma prática cultural, social e humana. O início desta forma de arte terá surgido perante a observação dos sons da natureza. Estes terão despertado tal interesse no homem, que terá nascido a vontade de criar uma actividade que se baseasse na dedicação à organização de sons.

Actualmente não se conhece nenhuma civilização que não possua manifestações musicais próprias, ou seja, a música é celebrada em todas as culturas. Possivelmente, este facto justifica-se pela atracção que a música exerce sobre os seres humanos, pelas suas inúmeras possibilidades criativas que permite e pelo seu potencial imitativo.

É usada como uma marca de identidade, ajudando a demarcar territórios culturais, identificando grupos e formas de vida, e possibilita a condição de integração, de socialização, de um movimento que ora se estrutura, ora se desestrutura. O fluxo de harmonia que a caracteriza permite estabelecer contacto, relação, percepção e cognição.

E para ti... o que é a música? :)

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica
http://musicoterapeutamirna.blogspot.com/

Imagens acedidas em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYzRyv8FnVDKFRb7cJud4R_BBsYf1865M3k3v_y2IlC4CUMtNyZS5l_PvfiwLnq5m7HC9ryKtKPwGWvTf4tSzaVUSkQtIPLqrsnniFzgp9AmvzQZAtS352q2XfpBYFEtHRMIsCG0GKWRKo/s1600/gockel_music_life_lg.jpg
http://musicoterapeutamirna.blogspot.com/

5 comentários:

  1. a música são pequenas embarcações de asas e lume que dão cor às palavras, às nossas percepções daquilo que nos rodeia, à nossa relação para com os outros. é uma pressa de viver que acorda cá dentro (:

    a música celebra momentos, e tem o poder de se adaptar a qualquer estado de espírito, a ajudar o corpo e a alma a entrar ou sair de lugares de onde queremos sair ou entrar. no fundo, a música acorda em nós lugares que de outra forma não existiriam, e por isso é essencial.

    algo assim? (:

    beijo,
    joão coelho

    ResponderExcluir
  2. Para mim, a música é a mais bela das obsessões da espécie humana :)

    ResponderExcluir
  3. sem dúvida. não consigo imaginar a vida sem música, sem ritmo, sem essa constelação de sons que sabe tão bem *

    ResponderExcluir
  4. A música permite uma vivência de prazer capaz de aguçar os sentidos para os impulsos daquilo que realmente constitui o animal homem, ampliando nossos significados e percepções para o prazer do devir.

    ResponderExcluir