Um espaço para partilha de ideias relacionadas com as práticas artísticas
e os seus efeitos terapêuticos, com destaque para a vertente musical

domingo, 12 de setembro de 2010

Taças tibetanas

Ontem comprei uma taça tibetana com cerca de 10 cm de diâmetro, quando passeava com umas amigas na baixa de Lisboa.
Quem ouve pela primeira uma taça tibetana é testemunha de que é impossível ficar-lhe indiferente. A vibração que produz é inunda corpo e alma, levando a uma sensação interior de tranquilidade e harmonia.
As taças de som Tibetanas, tem origem na cultura Xamanica Bon Po (pré-budista) dos Himalaias. A sua utilização data da era do Bronze, tendo sido propagada ao longo dos tempos em regiões tão geograficamente distantes como Indochina e Burma. As características destas taças mantém-se intactas nos nossos dias, sendo, sobretudo, produzidas e desde os tempos mais remotos no Butão, Nepal, Índia e Tibete.

As taças são produzidas manualmente com uma liga metálica com uma base de cobre. A restante constituição da liga é, tradicionalmente, composta por ouro, prata, platina, latão, chumbo e ferro, podendo, ainda, conter bismute, meteorito, zinco, pirite e galena.

Diz-se que o timbre da taça nos toca a alma, pois a sonoridade que emite vibra profundamente no nosso organismo. Por essa característica, é um instrumento conhecido pelo seu potencial meditativo e massajante. Peter Hess descreveu o efeito das taças com uma analogia muito interessante:
“Se deixarmos cair uma pedra num lago, surgirão ondas concêntricas que se alastram a toda a superfície aquática. Cada molécula de água é, desta forma, colocada em movimento. Com a massagem de som, algo de semelhante ocorre no nosso corpo, que é constituído em 80% por água. As vibrações transmitem-se ao corpo espalhando-se em ondas concêntricas: uma massagem reconfortante para cada uma das cem biliões de células existentes no corpo – uma massagem celular”.

Sugiro a visualização deste vídeo...



Informação acedida em:
http://singingbowls.webs.com/singingbowls.htm
http://mydzi.blogspot.com/2010/04/new-arrival-singing-bowls.html

Imagem acedida em:
http://www.mounteverestemporium.com/images/6.jpg

2 comentários:

  1. parece que o vídeo já funciona de novo (:

    ResponderExcluir
  2. Onde conseguiu comprar? Em que zona da baixa/loja? Estava muito interessada, mas em Lisboa não se vê muito... Obrigada

    ResponderExcluir